Desde de que lançou sua carreira solo tem sido bem sucedido, inclusive com numerosos projetos realizados para ações urbanas e contemporâneas cristianismo. Hoje, pertence sem dúvidas a elite da música, com reconhecida qualidade vocal e talentosas produções.
Em seu album "The Spirit Of David" Fred Hammond usa de tal forma sua voz forte, soul, seu talento de escritor e amor à Deus de maneira que acredita que foi significativamente usado por Ele. "Pastores e os amigos disseram-me que eu tenho um David dentro de mim, de um ponto de vista do salmista," diz Fred. "David era um adorador, e isso é o que eu tento ser."
"Eu enfrentei muitos gigantes dentro de mim mesmo, crescendo em escolas públicas de Detroit - e Deus por fim entregou à mim, dentre tantos caminhos diferentes, o mesmo que entregou à David."
"Eu entendo que não podemos pensar em Deus como alguém que não seja acessível," diz. "Em minha infância, quando eu estava crescendo com minha igreja, eu olhava as pessoais mais velhas que tiveram um relacionamento com Deus distante, e que por isso também se tornaram pessoas distantes, inacessíveis. Eu pensava em meu íntimo: "Se eu preciso ser assim para ter um relacionamento sério com Deus, então não quero nem começar.' Oras, eu quero ser acessível - eu quero com minha música mostrar as pessoas que mesmo que estando longe, Deus está sempre perto delas. Eu quero mostrar que Deus continua a nos amar onde estamos, mesmo quando cometemos erros - e vai nos amar sempre"
Discografia
The Essential (2007)
Dvds
Fred Hammond - Free to Worship - Live at the Potter's House (2006)